Terminal Hidroviário vai iniciar nova era econômica em Santana

Espaço localizado no município que fica a 17 km de Macapá terá um custo de R$ 25 milhões.
Compartilhamentos

Por JONHWENE SILVA, de Santana

Uma das obras mais aguardadas pela população, o Terminal Hidroviário de Passageiros de Santana (IP4), recebeu a visita técnica de autoridades e representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), nesta sexta-feira, (12). Eles anunciaram a previsão de conclusão para março de 2025.

Estiveram presentes o senador do Amapá Randolfe Rodrigues (sem partido), o prefeito de Santana, Bala Rocha (PP), Erick Moura, diretor de infraestrutura do Dnit, além de vereadores e representantes da comunidade. A obra inicia a primeira fase, onde está sendo erguido o prédio do terminal que contará com deck de passageiros, restaurante, salas de embarque, banheiros, entre outros espaços.

“A gente espera que a obra seja finalizada, já que é um anseio antigo dos moradores da Área Portuária. Aqui vai gerar empregos e será organizado para que todos consigam trabalhar”, disse Jhow Barreto, liderança comunitária local.

A obra inicia a primeira fase, onde está sendo erguido o prédio do terminal. Fotos: Jonhwene Silva

Após a conclusão, o Porto do Povo de Santana, assim batizado pelos presentes na visita, será um dos mais importantes espaços para o setor econômico do Amapá, organizando uma das principais entradas e saídas do estado. O custo da obra será de R$ 25 milhões, recursos do Governo Federal e contrapartidas do Estado e Município.

“Viemos acompanhar de perto o andamento dos serviços. Pelo que vimos, teremos, em um curto espaço de tempo, a conclusão da obra em março de 2025. O porto do povo do Amapá tem uma importância fundamental para o desenvolvimento do nosso estado. Daí, toda a sua significância”, afirmou Randolfe Rodrigues.

O projeto do terminal ficou parado por quatro anos e precisou ser aprimorado para atender às especificações do terreno cedido pelo município de Santana. De acordo com o prefeito Bala Rocha, o local será moderno e atenderá a todas as normas exigidas.

“Esse terminal muda a história de Santana. O complexo portuário abre a janela para o rio Amazonas com potencial econômico formidável. Será um terminal de passageiros organizado e com grande atrativo para quem chega e parte daqui”, ressaltou Rocha.

Obra foi inspecionada por autoridades e técnicos

Segundo o diretor de infraestrutura Aquaviária do Dnit, Erick Moura, o cais flutuante do terminal já está sendo construído e será concluído em oito meses. Após essa etapa, o muro de arrimo também será finalizado.

“Essa etapa naval está dentro do planejamento e do prazo da obra. A partir de agora, vamos acelerar os serviços, priorizando o cais que já está sendo construído. Após isso, de acordo com as dimensões do cais flutuante, vamos dar prioridade ao muro de arrimo”, finalizou.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!