Por OLHO DE BOTO
Uma mulher de aproximadamente 45 anos morreu durante treino em uma academia de musculação na zona norte de Macapá, no início da manhã desta quarta-feira (8).
A tragédia ocorreu por volta das 6h, numa unidade da rede KS, no Bairro Brasil Novo. Ainda há poucos detalhes sobre a ocorrência. Mas, de acordo com as primeiras informações apuradas pelo Portal SN, ela recebeu procedimentos de reanimação por um professor da academia, até a chegada de uma equipe do Samu no local.
Os paramédicos continuaram os procedimentos e levaram a paciente para o Hospital de Emergência de Macapá, onde o óbito foi confirmado pela equipe médica de plantão.
Procurado pelo portal, o Conselho Federal de Educação Física no Amapá (Cref AP-PA) lamentou a tragédia, e informou que a unidade da KS (antiga Monster Gym) ainda não possui registro na entidade, mas deu entrada na documentação necessária.
“Nosso procedimento (de autorização) dura em torno de 30 a 60 dias e a academia não foi interditada porque teve a presença do profissional de educação física, e quando tem o profissional a gente não interdita”, explicou ao Portal SN uma representante do conselho no Amapá.
Ela informou que conversou com os proprietários da KS, e eles disseram que a vítima estava recebendo aula de uma professora legalizada quando passou mal. Além disso, informaram que o sistema interno de câmeras está à disposição para ajudar a esclarecer.
O conselho se pronunciou também por meio de uma nota alertando as academias para o cumprimento de normas.
NOTA DO CREF18
Em nome do CREF18 (Conselho Regional de Educação Física – 18ª Região), manifestamos nossos profundos sentimentos de pesar pelo falecimento da mulher que praticava atividade física em uma das academias de Macapá.
Lamentamos profundamente esta trágica perda e estendemos nossas sinceras condolências à família, amigos e comunidade afetados por esta triste ocorrência.
O CREF18 reforça a importância da segurança e da orientação profissional na prática de atividades físicas. É essencial que as academias e profissionais de educação física sigam as normas e protocolos estabelecidos para garantir o bem-estar de seus alunos e clientes.
Instamos todos os profissionais da área de educação física a priorizarem a segurança, fornecendo orientação adequada, supervisionando as atividades e mantendo um ambiente de treinamento seguro.
O CREF18 está empenhado em promover a prática segura e benéfica de atividades físicas e continuará a trabalhar para elevar os padrões éticos e profissionais em nossa região.
Mais uma vez, expressamos nossa solidariedade à família e amigos da vítima e esperamos que encontrem força e conforto neste momento difícil.