Por OLHO DE BOTO
Policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) prenderam, ontem (16), um homem que estava foragido do sistema penal amapaense por um crime que chocou a população de Macapá, há 15 anos.
Deivid Jhemerson Lima, de 33 anos, é condenado por matar uma idosa na Praça Nossa Senhora da Conceição, no Bairro do Trem, crime ocorrido em 2009. Ele havia sido preso em 2022, quando pedia dinheiro de motoristas e pedestres em um cruzamento da capital amapaense.
Ontem ele foi capturado por militares da Rotam/Bope que patrulhavam pela Rua Marcelo Candia, no Bairro Santa Rita, região central de Macapá. Segundo a polícia, ao avistar a viatura, ele saiu correndo, chamando a atenção da equipe, que conseguiu alcançá-lo.
Ao pesquisar o nome dele junto a Central/Bope os policiais descobriram que ele estava na condição de foragido do sistema penitenciário.
O crime
A vítima foi uma idosa de 71 anos, que estava a caminho da missa, às 5h da manhã do dia 21 de setembro de 2009, quando foi abordada por Deivid Jhemerson. Ele estava na companhia de dois menores de idade e queria dinheiro. A religiosa foi morta a facadas, quase nos pés da imagem da padroeira do Bairro do Trem.
Deivid foi preso na época e condenado a 18 anos de prisão por homicídio em regime fechado. Desse total, ele chegou a cumprir 12 anos e recebeu uma licença temporária em 2021. Contudo, não retornou mais ao presídio. Por isso, foi preso em 2022.