Por IAGO FONSECA
A paratleta amapaense Wanna Brito conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil no lançamento de club F32, durante o Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico de Kobe, no Japão. Em disputa acirrada nesta sexta-feira (17), ela garantiu seu primeiro título mundial na carreira, bem como o novo recorde da competição.
O frio da noite em Kobe não impediu Wanna de se manter focada na competição. Com muita determinação, ela colocou o Brasil no primeiro lugar do quadro geral de medalhas, junto com outros paratletas brasileiros. O mundial acontece até o dia 25 de maio.
No lançamento de club F32 (categoria de atletas com paralisia cerebral) ela selou o novo recorde de 26,66m na competição, que antes pertencia a tunisiana Maroua Ibrahmi, que desta vez ficou em segundo lugar.
Além de Wanna, a paratleta paulista Giovanna Boscolo, estreante em mundiais, lançou o club em 24,35m e ficou com o bronze. O Brasil já acumula oito podios na competição com quatro ouros, três pratas e um bronze.
Recorde das Américas
Wanna Brito conquistou o novo recorde das Américas em arremesso de peso F32 com a marca de 26.38m durante o 2º Desafio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que ocorreu em 4 de maio em São Paulo.
Dona de diversos recordes no paratletismo, a amapaense já havia estabelecido a marca de 25.83m no 1ª Desafio, que ocorreu em fevereiro. Wanna já é a favorita do paratletismo nacional após ter conquistado o 2º lugar no Mundial de Atletismo Paralímpico, na França.
Ao Portal SN, a atleta de 26 anos ressaltou em entrevista anterior que suas conquistas são a resposta de um trabalho em equipe com seu treinador Marlon Gomes. Ela se prepara para os Jogos Paralímpicos 2024, a principal competição do ano.