Por IAGO FONSECA
Cerca de 550 alunos da rede estadual do Amapá receberam óculos de grau, na manhã deste sábado (15). A iniciativa gratuita é a conclusão da primeira etapa do projeto “Em um Piscar de Olhos”, criado pelo senador Lucas Barreto (PSD-AP), com apoio do governo do Amapá. O objetivo é atender estudantes com alguma dificuldade de visão, como miopia ou astigmatismo.
O projeto foi anunciado em março deste ano, com investimentos de quase R$ 2,7 milhões em emendas do senador, executados pelo Governo do Amapá e o Instituto Desponta Brasil. Além da primeira entrega, foi anunciada a 2ª etapa para o município de Santana, a 17 km de Macapá, ainda neste ano, com investimento de R$ 1,5 milhão.
Por não conseguir comprar óculos novos e ter dificuldades para leituras em sala de aula, a estudante Ana Clara pontes, de 13 anos, se sentiu aliviada por ser beneficiada. Ela revelou que a armação foi escolhida por ela.
“É um projeto muito bom para o ensino, principalmente porque realmente não dá para enxergar, dificultava meu aprendizado, era um problema para a gente conseguir focar nos estudos”, destacou Ana.
Os alunos passaram por triagem com consultas oftalmológicas para identificar, além de miopia e astigmatismo, outros problemas oculares como o câncer, segundo o senador Lucas Barreto. A proposta é atender no total 10 mil alunos, e assim reduzir a evasão escolar.
“A entrega às crianças do nosso estado, esse trabalho, foi feito com o Governo do Estado que abraçou o projeto. A gente tem trabalhado muito para que essas crianças possam ter acesso ao conhecimento e 23% das crianças do Amapá têm algum problema de visão, é cerotocone, é astigmatismo, miopia e na triagem descobrimos também problemas graves congênitos, câncer etnoplasmoma”, reforçou o senador.
Os alunos atendidos nesse primeiro momento estão matriculados nas escolas estaduais Barão do Rio Branco, Dom José Maritano, José de Anchieta, Nilton Balieiro, Antônio Munhoz, José de Alencar, Marly Maria, Tiradentes e Antônio Cordeiro Pontes, de acordo com o Governo do Estado.
“Cada um escolheu o seu óculos, é um óculos específico para o seu problema de visão e esses alunos agora passam a ser acompanhados em conjunto pela Secretaria de Estado da Educação e da Saúde. É um momento importante e nós entendemos que muitas doenças podem ser descobertas, diagnosticadas dentro da escola”, concluiu o governador do Amapá, Clécio Luís (SD).