Por RODRIGO DIAS
O pescador Salomão Lacerda Brito, de 34 anos, teve o braço amputado após sofrer um ataque de jacaré na última sexta-feira (19). O caso ocorreu na localidade de Ipixuna, área ribeirinha do município de Chaves (PA), mas a vítima foi socorrida pelo GTA do Amapá.
A região fica a 10 horas de barco de Macapá. Por isso, o resgate foi realizado pelo helicóptero do grupamento amapaense. A vítima foi trazida para o Hospital de Emergências (HE) de Macapá, e a aeronave pousou no estádio Glicério Marques, a poucos metros da unidade.
Segundo o capitão Muller Bryan, do GTA, o ataque aconteceu quando o pescador estava retirando a rede de pesca em um igarapé.
O jacaré mordeu o braço direito do homem que teve um corte profundo. Fotos que circulam em grupos mostram que o antebraço foi quase arrancado.
“A gente recebeu essa solicitação por volta de 7h da manhã e decolou de imediato para prestar o socorro. O uso da aeronave foi essencial para salvar a vida desse rapaz, tendo em vista que o braço foi quase dilacerado com a mordida do jacaré”, informou.
“O rapaz sangrou muito, mas muito forte. Conseguimos trazer ele e salvá-lo o que é mais importante. Infelizmente, perdeu o braço”, contou o capitão.