Prefeitura atrasa revitalização do Trapiche Eliezer Levy

Obra deveria ter sido entregue pela prefeitura em junho do ano passado
Compartilhamentos

Por RODRIGO DIAS

Em junho de 2022, o prefeito de Macapá, Dr. Furlan (MDB), assinava a ordem de serviço para a revitalização do Trapiche Eliezer Levy. Na época, o projeto arquitetônico foi elaborado para incentivar o turismo, economia criativa e o acesso a eventos culturais.

Com isso, a obra no local começou em 10 de junho em 2022. A previsão para conclusão do serviço ficou para 6 junho de 2023. Mas, passado um ano e um mês desta possível data de entrega, a obra no espaço continua a passos lentos.

Quem passa por lá se depara com os tapumes se desfazendo. Na área interna, é possível ver apenas dois trabalhadores. Na portaria, há um senhor que faz o seu papel de não deixar ninguém fotografar o andamento do serviço no espaço público. Mesmo de longe, não é difícil ver que a obra se arrasta.

Sem poder ser identificado, um outro funcionário disse que “o serviço no bondinho será feito por outra empresa. A Construtora Bosque só tá com a estrutura e elétrica do trapiche”.

Na área externa, o que não falta é lixo do lado direito do Trapiche. Usuários de drogas continuam morando embaixo da estrutura, e os relatos de roubos na região são constantes.

Bondinho aguarda conclusão da obra…

…e que tem apenas dois operários e tapumes apodrecendo

Entrega deveria ter ocorrido em junho de 2023

“Eu trabalho aqui todo santo dia. Esses dependentes químicos aproveitam esse abandono para se esconder nesse buraco. Pensei que iam entregar a obra junto com a praça [Jacy Barata Jucá], mas que nada. Venham aqui de noite”, comentou um garçom.

A obra é executada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) e custará pouco mais de R$ 4,3 milhões. Os recursos são provenientes emenda destinada pelo senador Davi Alcolumbre (União Brasil) e contrapartida do município.

Projeto moderno para o trapiche…

…por enquanto só tem lixo e moradores em situação de rua

O projeto prevê ampliação do deck, iluminação em LED, píer para atracação de pequenas embarcações e revitalização do restaurante.

A concessão do Eliezer Levy foi concedida à prefeitura no dia 27 de julho de 2021, com a autorização para o uso do espaço por 20 anos. A partir da assinatura do Termo de Cessão de Uso de Imóvel, o local passará a compor o projeto Orla Viva, que busca a revitalização e transformação da orla de Macapá.

Novo prazo

Procurada, a prefeitura de Macapá alegou que foi necessário fazer ajustes no projeto depois que a obra já tinha começado, para garantir segurança e qualidade, o que gerou a necessidade de prolongamento do tempo de execução.

“A Prefeitura de Macapá está trabalhando intensamente para finalizar a obra do Trapiche Eliezer Levy o mais breve possível. A nova previsão de entrega é para o primeiro trimestre de 2025”.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!