Por SELES NAFES
A Rede Amazônica marcou para o próximo dia 3 de outubro (uma quinta) o primeiro (e talvez único) debate de televisão com os candidatos a prefeito de Macapá nas eleições deste ano. Novamente, o mediador será o jornalista Luciano Abreu, repórter da empresa em Roraima. Em 2022, ele também foi o moderador.
Tradicionalmente, a emissora afiliada à Globo aplica o critério da cláusula de barreira no Congresso, a mesma regra que define que partidos terão direito ao fundo partidário, por exemplo.
Por essa regra, apenas os candidatos que pertencem a partidos que tenham no mínimo 5 representantes no Congresso têm o direito de participar do programa.
Nesse entendimento, foram convidados:
Aline Gurgel (REP)
Antônio Furlan (MDB)
Gilvam Borges (Avante)
Patrícia Ferraz (PSDB)
Paulo Lemos (Psol)

Luciano Abreu foi o moderador em 2022. Foto: Arquivo/SN
Representantes dos cinco candidatos estiveram em reunião recente na emissora, onde foram informados sobre as regras do debate e assinaram um documento tomando ciência do regulamento.
De acordo com o chefe de jornalismo da emissora, Arilson Freires, serão quase duas horas de debate, a partir das 22h, depois da novela Mania de Você.
Ao todo, serão quatro blocos, sendo dois com temas livres e dois com temas determinados.
“Tema livre, determinado, livre e determinado, sendo que esse último também vai ser para as considerações finais”, explicou Freires sobre a estrutura do programa.