Por RODRIGO DIAS
Cerca de quatro toneladas de resíduos sólidos foram retiradas manualmente de um trecho de 500 metros do Rio Amazonas, na orla do Bairro Perpétuo Socorro, em Macapá.
A ação foi realizada pelo Ibama e pelo projeto Rio Amazonas Limpo e Saudável, em parceria com outros órgãos ambientais e instituições de ensino, na manhã desta terça-feira (17).
Segundo Nayara Araújo, coordenadora de educação ambiental do Ibama, o evento fez alusão ao Dia Mundial de Limpeza de Praias, Rios e Lagoas. O objetivo é conscientizar sobre a preservação ambiental e a destinação correta de resíduos sólidos.
“Sabemos que uma grande quantidade de lixo é despejada todos os dias no Rio Amazonas, e temos um plano de ações para estimular a conscientização ambiental na comunidade. A orla é o cartão de visita da cidade, e queremos mostrar o impacto do lixo retirado em uma manhã para que a população entenda o quanto isso afeta o rio. Não pode ser uma prática comum, pois traz prejuízos para a vida”, afirmou Nayara.
Entre os materiais recolhidos estavam garrafas PET e de vidro, pneus, madeiras, móveis e outros resíduos. Sandra Torrinha, inspirada pelo exemplo do pai, criou a iniciativa de plantar coqueiros na orla em 2011 e, posteriormente, iniciou as ações de limpeza do rio junto com seu irmão, já realizando 15 edições do projeto Rio Amazonas Limpo e Saudável.
“Quando contamos com o apoio de máquinas, conseguimos recolher até 16 toneladas. Hoje, estamos com 25 parceiros aqui, incluindo a PM e a Promotoria do Meio Ambiente, mas o trabalho está sendo feito manualmente. Queremos que as pessoas se conscientizem e deixem de sujar a área. Vamos realizar mais uma ação no dia 18 de novembro”, detalhou Sandra.
Todo o material recolhido será levado para o aterro sanitário, e parte dele será destinada à reciclagem.