Da REDAÇÃO
Começam neste domingo (29) os novos voos diretos ligando Macapá (AP) ao Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), uma conexão estratégica que foi viabilizada pela redução do ICMS sobre o querosene de aviação, implementada pelo Governo do Amapá. A medida, que integra um pacote de incentivos fiscais para a expansão do setor aéreo, visa tornar o estado mais acessível ao turismo e aos negócios, fomentando o desenvolvimento econômico regional e promovendo o crescimento da oferta de voos comerciais.
A primeira viagem direta para São Paulo será realizada por dois pilotos amapaenses e que são irmãos, Felipe Lima (comandante) e Pedro Lima (primeiro oficial), em uma aeronave Airbus A320, com capacidade para até 216 passageiros.
Os voos acontecerão quatro vezes por semana, aos domingos, segundas, quartas e sextas-feiras. A expectativa da Latam é conduzir 57 mil passageiros por ano.
Para viabilizar esses novos voos, o governo estadual reduziu a alíquota do ICMS sobre o combustível de aviação de 25% para 3%, um corte significativo que reduz os custos operacionais das companhias aéreas e incentiva novas rotas e frequências. Com essa política, o Amapá agora se conecta diretamente ao maior centro econômico do país, ampliando as possibilidades para empresários, turistas e a população em geral.
Expansão e impacto no turismo e negócios
A nova rota direta entre Macapá e Guarulhos traz um impacto positivo imediato para o turismo, facilitando a chegada de visitantes ao Amapá, que possui rica biodiversidade, além de atrações culturais e históricas. O incentivo fiscal também favorece os setores comerciais e de serviços, que se beneficiam do aumento no fluxo de pessoas e na troca de mercadorias.
De acordo com o Governo do Amapá, essa política de incentivos se estende para outras cidades do estado e visa atrair ainda mais rotas regionais e nacionais no futuro, ampliando a malha aérea disponível para os amapaenses e criando novas oportunidades de negócios.