Por RODRIGO DIAS
Na Rampa do Açaí, ponto turístico da orla sul de Macapá, visitantes registraram uma brincadeira que pode custar caro, inclusive a vida.
Imagens capturadas por um celular flagraram um grupo de crianças pulando de um dos postes de iluminação do píer, que adentra por vários metros no Rio Amazonas.
No vídeo, é possível ver os meninos, que aparentam ter entre 7 e 14 anos, escalando o poste com a ajuda de uma corda, que está amarrada na parte superior da haste de iluminação. A altura até a água é de pelo menos 5 metros.
Além da queda, um dos perigos é a proximidade do ponto de partida com os parapeitos da rampa. Alguns saltos mostram que as acrianças passam a poucos metros de se chocar com a estrutura. Qualquer erro de cálculo pode acabar num acidente fatal.
Outro grande risco é que, segundo moradores, as águas turvas e do Amazonas encobrem pedras e pedaços de madeira que estão ao redor do píer.
No registro que já circula nas redes sociais, dois adultos estão presentes, mas não impedem a ação, que foi filmada durante a noite. A Rampa do Açaí é de responsabilidade da Prefeitura de Macapá.