Por SELES NAFES
A Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) identificou 41 candidatos a vereador de Macapá que sujaram ruas e frentes de locais de votação, na manhã deste domingo (6). A prática, conhecida como “chuva de santinhos”, é considerada propaganda de boca de urna, portanto, crime eleitoral.
A comissão recolheu amostras do material, e está intimando os candidatos um a um, para que realizem a limpeza dos locais onde jogaram o material de propaganda, ainda hoje.
Os candidatos que não obedecerem à convocação, assinada pelo juiz Guilherme Conversani, serão multados e processados pelo Ministério Público Eleitoral.
“Estivemos em mais de 40 escolas, e na maioria havia derramamento de santinhos. Expedimos mandados de notificação para que os próprios candidatos retirem esse material. Tivemos reunião com os candidatos em vários municípios, assinamos termos de compromisso de sustentabilidade. O trabalho de identificação continua a todo o vapor, e convidamos os candidatos que ainda não foram notificados a comparecer voluntariamente”, avisou o juiz.