Por RODRIGO DIAS
Um jovem do Amapá viralizou nas redes sociais ao navegar tranquilamente em uma “rabeta” bem à frente de um navio gigante na região Amazônica. O vídeo, que já ultrapassa 70 milhões de visualizações, chama atenção pelas poses descontraídas do rapaz enquanto a enorme embarcação se aproxima. A cena gera sentimentos diversos em quem assiste e tem alimentado debates nas redes.
Curioso sobre a coragem e o risco envolvidos, o Portal SN buscou informações sobre o protagonista do vídeo. Ele é Igor Cardoso Queiroz, de 26 anos, morador da comunidade de Vila Betel, na Ilha de Aruans, no município de Vitória do Jari, no Amapá.
A região é marcada por intenso tráfego de grandes embarcações e foi palco do naufrágio do navio Anna Karoline 3, em 29 de fevereiro de 2020, que deixou 40 mortos, 51 sobreviventes e 2 desaparecidos.
Filho de agricultores e acostumado à vida na roça, Igor aprendeu a manejar uma rabeta aos 9 anos. Hoje, aos 26, ele já perdeu a conta de quantos vídeos gravou. Em seu perfil no TikTok, onde compartilha momentos da rotina, ele soma 186 mil seguidores.
“Isso é bem comum aqui na região, então resolvi filmar. Faço vídeos há dois anos. Às vezes tenho medo, mas nunca me machuquei, graças a Deus. Sobre ter viralizado, acho muito bom. Apesar das críticas, faço isso porque gosto, mas é uma atividade muito perigosa, por isso não recomendo”, disse Igor.
Com a repercussão, o jovem já começou a fechar parcerias para divulgações e promete continuar produzindo conteúdo, agora com narrativas em seus vídeos.