Da REDAÇÃO
A Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) alcançou o maior crescimento no ranking nacional de transparência entre os legislativos estaduais brasileiros.
A Casa registrou um aumento expressivo de 274,55% no índice de transparência, subindo de 9,53% para 73,45% em apenas um ano. Com isso, ultrapassou a média nacional de 71,55% e deixou para trás estados como São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
A ascensão no ranking coloca a Alap na 11ª posição entre as Assembleias Legislativas do Brasil, um salto impressionante para uma instituição que, em 2023, ocupava a penúltima colocação no índice.

Amapá teve op maior crescimento
Segundo a presidente, deputada Alliny Serrão, o avanço reflete os esforços da Alap em fortalecer o acesso à informação pública para garantir que os cidadãos amapaenses tenham as ferramentas necessárias para acompanhar as decisões e fiscalizar o uso dos recursos públicos.
“Queremos que as pessoas confiem na gestão pública e tenham informações à disposição para entender as decisões e fiscalizar o uso dos recursos públicos”, completou Alliny.

A ascensão no ranking coloca a Alap na 11ª posição entre as Assembleias Legislativas do Brasil
Modernização do portal
Um dos pilares desse crescimento foi a modernização do portal de transparência da Alap. De acordo com Maick Gemaque, diretor administrativo da Casa, a plataforma foi redesenhada como parte de um planejamento estratégico para melhorar a transparência e ampliar o acesso às informações.

Alliny Serrão: “Queremos que as pessoas confiem na gestão pública”
“O portal da Assembleia vem se modernizando e melhorando a transparência. Nossa meta é alcançar patamares ainda mais elevados nos próximos anos”, destacou Gemaque.
Transparência pública
O índice de transparência utilizado no ranking foi obtido por meio do Radar Nacional da Transparência Pública, uma plataforma que avalia a qualidade e a amplitude das informações disponíveis nos portais públicos. Criado com o apoio de Tribunais de Contas e controladores internos, o sistema é uma referência para medir o comprometimento das instituições com a transparência ativa.