Amapá convida Suriname para compor bloco amazônico na COP30

Secretário de Relações Internacionais do Estado, Fabrício Machado, discursa em Paramaribo na abertura oficial da Bio-plateaux
Compartilhamentos

Por SELES NAFES, de Paramaribo
O Amapá convidou o governo do Suriname a se juntar ao bloco amazônico, que inclui também a Guiana Francesa, em um esforço para defender os interesses econômicos e ambientais da região na COP30, em Belém. O convite foi feito nesta sexta-feira (1º), durante a 2ª Conferência das Águas Bio-Plateaux, que acontece em Paramaribo, capital surinamesa.
O governo do Amapá foi representado pelo secretário de Relações Internacionais do Estado, Fabrício Pernafort – na ausência do governador Clécio, que foi a Brasília para uma reunião com o presidente Lula sobre segurança pública e combate às facções.
Além de pesquisadores e representantes de povos tradicionais do Platô das Guianas, o presidente do Suriname, Chan Santokhi, também participou da abertura oficial do evento.

(centro) presidente do Suriname, Chan Santokhi. Fotos: Seles Nafes

Convite feito pelo Secretário de Relações Internacionais do Amapá, Fabrício Penafort

Em nome do governador Clécio, o secretário de Meio Ambiente afirmou que o Amapá defende uma pauta ambiental que integre oportunidades econômicas. Segundo ele, a ideia é promover uma COP amazônica que se alinhe com o discurso da região.
“Não queremos construir isso sozinhos. O governador Clécio já convidou as autoridades territoriais da Guiana Francesa para que possamos ter uma ação conjunta na COP30, o que já foi aceito e está sendo preparado. Unir preservação e desenvolvimento econômico é um desafio que nos aproxima”, disse ele.

Representantes de povos tradicionais…

…e imprensa de vários países acompanham conferência das águas…

…em Paramaribo

Grupo local encena os efeitos da destruição do meio ambiente

Durante a abertura, um grupo de dança local encenou, apenas com percussão e linguagem corporal, os efeitos devastadores das mudanças climáticas causadas pelo homem para a própria sobrevivência da raça humana.
A Bio-Plateaux termina neste sábado (2). A delegação do Amapá é composta por representantes do Iepa, da Fundação de Amparo à Pesquisa, da Ueap, Agência Reguladora do Amapá e da Secretaria de Relações Internacionais.
Ainda durante o evento, dois acordos de cooperação científica serão assinados por Amapá e Suriname, para preservação das bacias dos rios Oiapoque e Marroni.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!