Jogos com ídolos amapaenses marcam 75 anos do estádio Glicério Marques

Para celebrar a data, cinco jogos foram organizados com os ídolos que brilharam no estádio municipal de Macapá.
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

Macapá celebrou o aniversário de 75 anos do estádio municipal Glicério Marques, nesta quarta-feira (15), com partidas de futebol que reuniram jogadores que fizeram história no Gigantão da Favela. A programação foi organizada pela Prefeitura de Macapá.

Os jogos começaram às 15h e foram realizados em formato reduzido, com cinco partidas de 15 minutos cada. O público presente teve a oportunidade de assistir a grandes nomes do futebol amapaense em ação. Entre os jogadores, destacou-se Germano Tiago, ex-jogador profissional e atualmente servidor público, que expressou sua emoção em retornar ao estádio.

“É muito bom voltar para este estádio. Vivi aqui a minha infância inteira, primeiro como gandula e depois como jogador. Este lugar é muito especial para mim”, afirmou Germano, que já defendeu clubes como Tuna Luso, Clube do Remo, Paysandu, São José e Ypiranga Clube.

Valmir Filho dedicou sua carreira ao Ypiranga Clube. Fotos: Ascom/PMM

Outro jogador presente foi Valmir Filho, que dedicou sua carreira ao Ypiranga Clube. “Jogar no Glicério novamente é como voltar no tempo, ainda mais com quase todos os meus amigos daqueles tempos aqui jogando comigo”, disse Valmir.

O secretário de Esporte e Lazer, Ronildo Nobre, destacou a importância de homenagear os ídolos do futebol local. “O Glicério é o palco do futebol amapaense. Hoje, temos aqui jogadores que fizeram história no esporte da nossa cidade. Nossos ídolos merecem ser homenageados”, afirmou o secretário.

História

Inaugurado em 1950, o estádio Glicério Marques foi o primeiro espaço dedicado ao futebol no Amapá. O jogo inaugural foi entre as seleções do Amapá e do Pará. Ao longo dos anos, o “Gigante da Favela” recebeu grandes partidas, incluindo jogos de times nacionais como São Paulo, Flamengo e Cruzeiro, além de competições como a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro das séries C e D.

Em 1975, o estádio passou por uma grande reforma e ganhou iluminação, possibilitando jogos noturnos pela primeira vez. Em 2023, o espaço foi transformado em um complexo esportivo, com quadras poliesportivas, campo de futebol society, pista de skate, piscina e salas para dança e luta. Após permanecer fechado por 10 anos, o estádio reabriu em 2024 e, atualmente, 20 modalidades esportivas são ensinadas para crianças e adolescentes no local.

Estádio Municipal completou 75 anos de existência

Quem foi Glicério Marques

Glicério de Souza Marques nasceu no dia 13 de maio de 1915, no Estado do Pará. Ele chegou a Macapá em 1945, a convite do então governador Janary Nunes, para implementar o escotismo no Amapá.

Ao longo de sua vida, Glicério atuou como inspetor de ensino primário, diretor de escolas, presidente da União dos Escoteiros do Brasil em Macapá e da Federação de Desportos e Sociedade Artística de Macapá, além de diretor da Rádio Difusora de Macapá. Ele faleceu em 25 de dezembro de 1955, deixando um legado marcante para o esporte e a educação no estado.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!