Por SELES NAFES
Um grupo de ex-fiscais de trânsito da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), majoritariamente composto por mulheres, reuniu-se nesta segunda-feira (25) com o presidente da companhia, João Mendonça. O encontro, mediado pelo vereador Joselyo (PP), teve como objetivo discutir a situação trabalhista dos 170 profissionais contratados diretamente pela CTMac no ano passado, pouco antes do período eleitoral.
Na época, a prefeitura estava conduzindo uma intervenção no sistema de transporte público, que passou por duas tentativas de licitação e resultou em um quase monopólio da empresa Nova Macapá. Com o fim da intervenção, determinado pela Justiça no último dia 15 de fevereiro, as empresas Capital Morena e Amazonthur não conseguiram retomar suas atividades.
Segundo o vereador Joselyo, a situação dos fiscais é apenas uma das muitas questões trabalhistas geradas durante a intervenção e que agora terá a atenção da Câmara Municipal.
“Duas empresas foram quebradas, e hoje apenas a Nova Macapá atua em toda a capital”, comentou o vereador.

Profissionais foram contratados em 2024, perto da campanha eleitoral. Foto: CTMac

Profissionais chegaram a fazer um protesto na frente da prefeitura em janeiro. Foto: Rodrigo Dias

Vereador chegou a usar a tribuna da CMM para abordar o assunto
Os 170 fiscais contratados em 2024 foram demitidos no final do ano sem justa causa, aviso prévio ou pagamento de direitos trabalhistas.
“Nosso objetivo não é criar tumulto ou buscar projeção política, mas garantir que os direitos desses profissionais sejam reconhecidos. Estamos reunindo todos os comprovantes de pagamento de salários e exigiremos o reconhecimento do vínculo empregatício pela CTMac”, afirmou Joselyo.
Após uma reunião tensa com o presidente João Mendonça, ficou acordado que a Comissão de Transportes da Câmara fará um levantamento dos ex-fiscais afetados e encaminhará os dados à CTMac para avaliação.