Por ALLAN VALENTE
Foi realizado neste sábado (15), no Estádio Glicério de Souza Marques, bairro Central de Macapá, uma ação social promovida pelo projeto Viver de Bike, que entregou 10 bicicletas a jovens moradores do Bairro Vale Verde, no distrito de Fazendinha.
A cerimônia, que também contou com um workshop para montagem das bicicletas, é uma iniciativa do Instituto Hoffman em parceria com o grupo Equatorial e a Amcel.
“Isso só foi possível graças ao Edital lançado em março de 2024 pelo Grupo Equatorial que destinou R$ 10 milhões para apoio a projetos aprovados pelas leis federais (Lei Rouanet, Lei de Incentivo ao Esporte e Lei do Audiovisual). Deste valor, R$ 2,5 milhões foram destinados ao Amapá, para apoiar cinco iniciativas selecionadas que atuam na realização de atividades voltadas ao esporte como o ciclismo, o atletismo e a capoeira, como também atividades teatrais”, disse o executivo de comunicação do Grupo Equatorial, Cassio Albuquerque
O Instituto Hoffman, com sede em São Paulo, tem como principal objetivo apoiar o ciclismo e contou com o apoio do Governo Federal, através do Ministério do Esporte, pela lei de incentivo 11.438/06, que permite recursos para atletas, visando desenvolver nos adolescentes a prática do mountain bike olímpico, além de incentivar a formação esportiva e cidadã, a sustentabilidade ambiental e a mobilidade urbana.

Foram entregues 10 bikes

…patrocinadas pela Equatorial e Amcel
“As crianças terão durante o ano práticas do esporte, através de quatro pilares: educação no trânsito e mobilidade urbana, formação esportiva, formação profissional e preservação do meio ambiente”, explicou o treinador e organizador do evento Rodney Hoffman.
O Instituto recebeu aporte logístico e financeiro da Amcel e do grupo CEA Equatorial, que contribuiu com um volume maior de recursos, complementando o conteúdo de valores do projeto.
“Queremos agradecer as duas empresas que nos apoiaram. A Amcel, evidentemente, sendo a primeira a nos dar crédito. Mas principalmente a Equatorial, que disponibilizou um volume maior de recursos. Agradecemos igualmente à prefeitura, que cedeu o espaço para a realização do evento”, destacou o organizador do projeto.

Julie Rodrigues Supervisora de responsabilidade social da amcel e Vili Trindade, coordenador do projeto Viver de Bike

Moradores da Fazendinha aprendera sobre a montagem de bikes
Julie Rodrigues, supervisora de responsabilidade social da Amcel, explicou que a empresa tem dado assistência ao Instituto Hoffman desde 2023.
“A gente tem um olhar muito especial para estes projetos. A Amcel, com certeza, tem muita alegria e satisfação em estar participando e apoiando esse lindo projeto do Instituto Hoffman”, afirmou.
“Esse projeto começou ano passado, enquanto eu estava como secretário do Esporte. Trouxe o Instituto para Macapá com uma carta de recomendação do Ministério do Esporte através da lei do incentivo fiscal, para integrar oportunidades aos atletas, demandando recursos dos empresários locais e tornando esse projeto uma realidade”, explicou o vereador Bruno Igreja.

Parceiros do projeto Viver de Bike
O instrutor e tetracampeão amapaense de ciclismo Vili Trindade, coordenador do projeto Viver de Bike, frisou a importância social e esportiva da iniciativa.
“O esporte traz saúde, felicidade, conhecimento e salva vidas. A importância desse projeto do Instituto Hoffman está na mudança de valores e ações na formação desses cidadãos. Só temos a agradecer”, concluiu o instrutor.