Da REDAÇÃO
Um homem de 37 anos, condenado no Amapá por estupro de vulnerável, foi preso em Santa Catarina, em uma operação conjunta entre as polícias federal e civis dos dois estados. A captura ocorreu na última segunda-feira (24).
Segundo o delegado Leandro Leite, coordenador do Núcleo de Capturas da Polícia Civil do Amapá, o homem preso foi condenado pela Justiça Amapaense por estuprar uma menina de 13 anos de idade, em um motel no Centro de Macapá.
O crime ocorreu em fevereiro de 2018. Com o trânsito em julgado da ação, o condenado não compareceu para o cumprimento de pena e fugiu para Joinville (SC), onde trabalhava como motorista de aplicativo. A empresa foi comunicada sobre a possível violação dos termos de uso para que haja apuração interna e a suspensão ou exclusão do perfil.
O trabalho de investigação durou cerca de três meses e envolveu ferramentas de inteligência artificial e operações de campanas dos policias nos eventuais endereços do condenado. Participaram da ação as equipes da Delegacia de Combate a Estelionatos de Joinville-SC, o Núcleo de Capturas e a 8ª DPC da Polícia Civil do Amapá, e o Grupo de Capturas da Polícia Federal.
O condenado, que não teve seu nome divulgado pelas autoridades, deverá ser recambiado ao Amapá, para o início de cumprimento de pena.
A prisão é resultado da “Operação Harpia”, ação integrada com o objetivo de capturar condenados por crimes graves, incluindo homicídio, latrocínio, roubo e estupro de vulnerável, de foragidos da Justiça do Amapá. A “Operação Harpia” já prendeu mais de 250 condenados que estavam foragidos.