Da REDAÇÃO
Uma mulher foi resgatada de um relacionamento marcado por violência após uma denúncia anônima ao Disque 180. A ação foi realizada pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), com apoio da Polícia Militar, em uma comunidade rural de Macapá.
De acordo com o delegado Bruno Braz, adjunto da DEAM, a vítima relatou ter sido submetida a agressões físicas, humilhações, ameaças de morte, violência psicológica e até mesmo estupro por parte do marido. Na noite anterior à intervenção policial, ocorrida na terça-feira (15), ela teria sido novamente ameaçada e agredida.
Ao chegar ao local, os policiais confirmaram a situação e a mulher, junto com seu filho, foi levada à delegacia, onde formalizou a queixa e requereu medidas protetivas para garantir sua segurança e a proteção do patrimônio do casal.

Policiais que resgataram a vítima na propriedade rural. Foto: Ascom/PC
O autor das violências foi intimado a prestar depoimento e pode ser indiciado por lesão corporal, ameaça, injúria, violência psicológica e estupro. Caso condenado, ele poderá cumprir pena e ter restrições de aproximação da vítima.
Denúncias
A delegada Marina Guimarães, titular da DEAM, destacou que muitas mulheres têm dificuldade de buscar ajuda diretamente na delegacia por medo, vergonha ou controle do agressor. Por isso, o Disque 180 é uma ferramenta fundamental, pois permite denúncias anônimas e pode ser acionado tanto pela vítima quanto por terceiros.
“Para muitas mulheres em situação de violência, procurar ajuda diretamente na delegacia pode ser um passo difícil. É nesses momentos que o Disque 180 se torna essencial”, afirmou a delegada.
O serviço Disk 180 é gratuito, sigiloso e funciona 24h, recebendo denúncias de violência doméstica e encaminhando os casos às autoridades competentes.