Por OLHO DE BOTO
Um indivíduo identificado como Marineto da Silva Martins, conhecido como “Magneto”, de 19 anos, foi morto na manhã desta quinta-feira (17), após trocar tiros com militares do 6º Batalhão da Polícia Militar, na zona leste de Macapá. O confronto aconteceu em uma área de pontes da Avenida Ana Nery, no Bairro Perpétuo Socorro.
De acordo com o comandante do 6º BPM, tenente-coronel Iran Silva, os policiais estavam em patrulhamento ostensivo quando foram abordados por moradores com informações sobre a presença de um suspeito considerado perigoso nas proximidades da Travessa Nery, já identificado como Magneto.

O confronto aconteceu em uma área de pontes da Avenida Ana Nery. Foto: Olho de Boto
“Ao tentar abordar o suspeito nas proximidades de sua residência, ele teria reagido de forma agressiva, efetuando disparos contra a equipe policial. Em resposta à agressão, e em legítima defesa, a polícia utilizou força gradativa, resultando em um confronto”, explicou o oficial.
Ainda segundo o tenente-coronel, após os disparos, os policiais acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas Magneto não resistiu aos ferimentos. “Cessada a agressão, a equipe policial providenciou atendimento médico de urgência. Uma equipe do SAMU compareceu ao local e constatou o óbito do indivíduo. As equipes policiais aguardaram a chegada da Polícia Técnico-Científica (Politec) para os procedimentos necessários, com o local do crime devidamente isolado”, relatou.
O comandante também destacou que a comunidade já havia denunciado o envolvimento do suspeito com facções criminosas, além de roubos, furtos e tráfico de entorpecentes na região. “A polícia recebeu diversas denúncias da sociedade local sobre seu envolvimento com o tráfico de entorpecentes, roubos e furtos, atividades que afetavam a tranquilidade dos moradores. Ao atirar contra a equipe policial do 6º Batalhão, sua trajetória criminosa foi interrompida”, disse.

Confronto foi com o 6º Batalhão
Para Iran Silva, o desfecho foi uma consequência das escolhas do próprio Magneto. “Apesar do óbito, a Polícia Militar ressalta que essa foi uma consequência de suas escolhas criminosas. O indivíduo estava ligado a facções criminosas e representava uma ameaça para a sociedade”, afirmou.
O tenente-coronel também aproveitou para reforçar o compromisso da PM com a segurança na capital.
“A Polícia Militar reafirma seu compromisso de preservar a segurança pública, servindo e protegendo a sociedade amapaense. O 6º Batalhão atua diretamente nessa área, que anteriormente apresentava altos índices de criminalidade. A atuação do batalhão resultou em uma melhora significativa na segurança da região.”

Policiais estavam em patrulhamento quando foram abordados por moradores com informações sobre a presença do suspeito
Ele concluiu destacando o reforço das operações na cidade. “Em cumprimento ao compromisso de garantir a segurança pública, a Polícia Militar mantém diversas operações em andamento na cidade, como a Operação Protetor. Adicionalmente, a Polícia Militar inaugurou novas viaturas, marcando a ocasião com a retirada de circulação de um indivíduo de alta periculosidade.”