Por OLHO DE BOTO
Um motociclista morreu ao entrar no chamado “corredor da morte” formado próximo a uma faixa de pedestres na manhã desta quarta-feira (30) em uma movimentada via expressa da zona norte de Macapá.
O acidente aconteceu por volta de 8h, na Rua Tancredo Neves, em frente ao comando geral da Guarda Municipal de Macapá.

Capacete se desprendeu do condutor. Foto: Olho de Boto

Ewerton conduzia uma moto 125 cc, para a qual não era habilitado, segundo a PM. Foto: Olho de Boto
A vítima foi identificada como Ewerton Saldanha Lobo, 30 anos, natural de Belém (PA). Segundo o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), ele não era habilitado e o documento da moto BIS estava irregular – razão pela qual o automóvel foi recolhido pela PM ao pátio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Já o condutor do caminhão-baú estava devidamente habilitado e o veículo estava regular. Ainda assim ele foi até a Polícia Civil prestar depoimento.

Polícia Científica periciou local do acidente e removeu corpo da vítima. Foto: Olho de Boto
Dinâmica do acidente
Nas imagens é possível perceber que segundos antes do acidente, um pedestre atravessa na faixa destinada a ele – neste instante os veículos param. Um motoqueiro que parou para o pedestre atravessar estanca o veículo, fazendo formar-se, rapidamente, uma fila com carros atrás dele. O caminhão e a moto com a vítima se aproximam pelo falo direito desta fila.
Os automóveis enfileirados e o caminhão-baú formam o famoso corredor por onde motociclistas costumeiramente passam. Foi neste contexto que a vítima seguiu transitando. Subitamente, enquanto o motoqueiro na ‘cabeceira’ da fila que havia estancado tenta religar o veículo, o motorista do Argo branco logo atrás dele, impaciente, decide contorná-lo para ultrapassar – é neste momento que ele ‘fecha’ o corredor, surpreendendo a vítima, que se assusta e, ao tentar desviar, acaba perdendo o equilíbrio e cai para o lado do caminhão. As rodas de trás de veículo de carga passam por cima do motociclista.