Da REDAÇÃO
A Polícia Civil do Amapá apreendeu, nesta terça-feira (8), um aparelho de som que vinha agravando a saúde de um morador idoso com deficiência visual e hipertensão, no bairro Jardim Felicidade, zona norte de Macapá. O equipamento, usado em frente a um ponto comercial e também acoplado a um veículo automotor, era operado em volume extremo, especialmente durante a madrugada, provocando dores de cabeça, distúrbios do sono e crises auditivas no idoso, que vive há décadas na região.
A operação foi conduzida por agentes da Delegacia de Crimes Contra o Meio Ambiente (DEMA), com base em denúncias da vizinhança e diversos registros do CIODES. O equipamento de som foi encontrado escondido em uma carretilha na garagem do imóvel.

Aparelho de som era usado de forma abusiva em comércio e carro; ruído extremo provocava dores, insônia e crises em morador idoso. Fotos: PC-AP
Segundo a Polícia, os investigados já haviam sido responsabilizados anteriormente por crime ambiental semelhante e ignoraram decisão judicial anterior, mantendo o comportamento abusivo.
A Polícia Civil reforçou que seguirá intensificando ações de combate à poluição sonora, com atenção especial a casos que afetem diretamente grupos vulneráveis. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo número (96) 98121-2914.