Por RODRIGO DIAS
O delegado-geral da Polícia Civil do Amapá, Cezar Vieira, confirmou na manhã desta sexta-feira (8) que os seis corpos encontrados em uma área de garimpo entre os municípios de Laranjal do Jari (AP) e Almeirim (PA) são das pessoas que estavam desaparecidas desde o início da semana.
O grupo, formado por amapaenses, havia viajado para o Pará na sexta-feira anterior (1º) para negociar a compra de terras. Após passarem o fim de semana na região, o último contato com os familiares ocorreu na segunda-feira (4), durante o retorno ao Jari, por meio de uma conexão de internet via satélite em uma das caminhonetes.

Segundo o GTA, já são 6 os corpos encontrados

Açguns corpos estão na floresta …

… outros em rios
O desaparecimento foi comunicado à Delegacia de Laranjal do Jari na terça-feira (5), e as buscas começaram com o apoio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado (Sejusp). Os veículos usados pelo grupo foram encontrados incendiados. Os corpos foram localizados na quinta-feira (7), em pontos diferentes — alguns na floresta, outros em um rio.
As vítimas foram levadas para Laranjal do Jari, onde passam por perícia. Após os exames, os corpos serão liberados às famílias. A Polícia Civil já iniciou as investigações, mas não divulgou detalhes para não comprometer o andamento do caso.

GTA sobrevoa a região em busca dos suspeitos

Garimpeiros estão chocados com a chacina

Região é de difícil acesso. Fotos: GTA
“São pessoas sem nenhum envolvimento com práticas criminosas. Cidadãos, pais de família, que estavam em uma atividade de trabalho e tiveram suas vidas ceifadas de forma covarde. A Polícia Civil do Amapá dará essa resposta prontamente, tão logo tenhamos a solução”, declarou o delegado Cezar Vieira.
As identificações formais das vítimas serão divulgadas em breve.