Da REDAÇÃO
A gastronomia do Amapá foi um dos grandes destaques do último fim de semana da 15ª edição do Rio Gastronomia, o maior festival do setor na América Latina. Realizado no Jockey Club da Gávea, no Rio de Janeiro, desde 14 de agosto, o evento dedicou a quinta-feira (28) especialmente aos talentos amapaenses.
A participação do estado foi viabilizada por uma parceria entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AP) e o Governo do Amapá. Considerado uma referência nacional, o festival é uma iniciativa do jornal O Globo, em colaboração com o Ministério da Cultura.
Sob o tema “Conheça o Amapá pelo Prato!”, os chefs Manoel Maciel e Geane Nunes apresentaram ao público a tradição, a inovação e os sabores singulares da Amazônia. Utilizando ingredientes essenciais na dieta do povo amapaense – como peixe, açaí, tucupi, jambu, camarão, chicória e farinha –, eles criaram pratos que contam a história e a identidade cultural da região.

Chef Geane Nunes: “mostrar para o mundo que o que temos é muito saboroso”. Fotos: André Silva
A chef Geane Nunes, do restaurante 3 Um 3, em Macapá, serviu Costela de Pirapitinga com farofa de banana-da-terra. Seu menu incluiu ainda Filhote com arroz de tucupi e jambu e, como sobremesa, doces de cupuaçu e tapioca. Ela também conduziu uma oficina, compartilhando técnicas e experiências com o público.
“Nossa participação aqui é muito boa porque estamos tendo a oportunidade de apresentar um pouco da nossa região e conhecer outros restaurantes. O principal é isso: mostrar para o mundo que o que temos é muito saboroso”, afirmou Geane.

Sob o tema “Conheça o Amapá pelo Prato!”, os chefs Manoel Maciel e Geane Nunes apresentaram ao público a tradição, a inovação e os sabores singulares da Amazônia

Chef Manoel Maciel: “Estamos muito felizes em realizar o sonho de estar no maior evento de gastronomia da América Latina”
Já o chef Manoel Maciel, do restaurante Capitu, apresentou o Arroz cremoso de açaí com banana-da-terra. Ele destacou que estar no Rio Gastronomia representou a realização de um sonho:
“O Amapá está aqui com o melhor da sua gastronomia. Estamos muito felizes em realizar o sonho de estar no maior evento de gastronomia da América Latina e trazer o que o nosso estado tem de melhor”, disse.
Além dos pratos, a empresa BIO+ Açaí também marcou presença, reforçando uma das maiores riquezas do Amapá. A engenheira química Roberta Viana, que já viveu em Macapá, elogiou a qualidade do produto:
“Experimentei agora o açaí do Amapá e ele é maravilhoso, espetacular. Nesse evento, ele abrilhanta ainda mais e nos dá a oportunidade de provar as iguarias do Norte. Com certeza, é diferente do açaí vendido aqui no Rio”, avaliou.

Superintendente do Sebrae no Amapá, Alcilene Cavalcante: “Sempre acreditei que temos potencial para isso, pela qualidade da nossa comida”
Para a superintendente do Sebrae no Amapá, Alcilene Cavalcante, a participação no festival é estratégica para consolidar o estado como destino gastronômico:
“Sempre acreditei que temos potencial para isso, pela qualidade da nossa comida. Essa articulação começou em 2023 com o Grupo Globo. O Amapá é o único estado a participar do evento como expositor”, ressaltou.
O Rio Gastronomia 2025 segue até o dia 31 de agosto.