Por RODRIGO DIAS
Em meio aos desafios da vida cotidiana, a história de Anaracy Valéria Almada Rodrigues, de 49 anos, reflete a resiliência e a força de tantas mães e avós brasileiras.
Desempregada, com dez filhos e vinte netos, ela sobrevive com trabalhos esporádicos como diarista e o benefício de R$ 400 do programa Renda para Viver Melhor. Sua casa, um pequeno casebre na Ponte da Moinha, bairro Novo Horizonte, em Macapá, é símbolo de uma luta diária por condições mínimas de dignidade.

Dispensa também está quase vazia e família sem expectativas de melhora
A situação de Anaracy veio à tona após uma denúncia sobre a falta de água na comunidade. Durante a entrevista, ela fez um pedido simples, mas urgente: uma caixa d’água, nova ou usada, para armazenar o pouco de água que chega até sua residência. No entanto, a equipe de reportagem constatou que suas necessidades são ainda maiores.
O imóvel em que vive é um casebre de dois cômodos, com a estrutura comprometida. As madeiras estão podres e tortas, e o chão estala a cada passo, sinal do risco iminente. Em dias de chuva, a água invade a casa, transformando o que deveria ser um refúgio em um espaço de apreensão e insegurança.

Geladeira vazia mostra como está a situação …

… da família. Fotos: Rodrigo Dias
“Mesmo diante de tanta dificuldade, eu sou feliz. Não sou casada, e sempre estou na luta para cuidar de meus netos e filhos”, conta ela, com uma força que desafia sua realidade.
No próximo 15 de agosto, Anaracy celebrará mais um ano de vida. Com a geladeira quase vazia e a despensa desolada, seu desejo de aniversário revela a profundidade da sua luta:
“Queria a caixa d’água de aniversário, seria ótimo. Mas, se preferirem me ajudar com madeira ou alimento, já será maravilhoso pra mim. Qualquer ajuda será bem-vinda, porque será de coração. Só quero poder recomeçar nesse novo ciclo da minha vida. Serei eternamente grata”.

Casebre precisa de substituição de algumas madeiras

Anaracy Valéria Almada: “Queria só uma caixa d’água de aniversário”
Como ajudar
Quem puder contribuir com madeira, alimentos, a sonhada caixa d’água ou qualquer quantia para que ela possa reconstruir seu lar e sua dignidade, pode entrar em contato diretamente com Anaracy:
Telefone e WhatsApp: (96) 99138-1347
Chave Pix: (96) 99138-1347
Qualquer ajuda, por menor que seja, pode ser o ponto de partida para que Anaracy possa, finalmente, recomeçar.