Por HUMBERTO BAÍA
Uma detenta de 65 anos, que cumpria pena no Presídio Feminino de Macapá, morreu na madrugada desta segunda-feira (1º) no Hospital de Emergência, após complicações de saúde relacionadas a doenças como hipertensão arterial, obesidade mórbida, desvio lombar e dificuldade de locomoção, segundo apurou o Portal SN.
Eva Maria de Souza havia sido condenada a 10 anos e 3 meses de prisão por tráfico de drogas. Recentemente, ela foi transferida do Centro de Custódia de Oiapoque para o complexo feminino do Iapen, na zona oeste de Macapá.
A detena passou mal dentro da unidade prisional e, devido à gravidade de seu quadro, precisou ser transferida para atendimento de emergência no HE da capital. Apesar dos esforços médicos, ela não resistiu.

Ficha de atendimento na rede de saúde de Oiapoque…

…e o pedido feito pela defesa
Em julho deste ano, conforme documentos médicos apresentados à justiça pela defesa, Eva Maria da Souza pesava cerca de 200 quilos.
O advogado Edicarlos Guimarães havia protocolado pedido de prisão domiciliar junto à Justiça, levando em consideração as limitações e problemas de saúde da cliente.
No entanto, ele disse acreditar que a demora na análise do pleito teria contribuído para o agravamento do estado clínico, resultando na morte.

Eva estava cumprindo a pena no presídio feminino de Macapá. Foto: Seles Nafes