Por SELES NAFES
A Câmara Municipal de Macapá reelegeu, por 16 votos a zero, o vereador Pedro Dalua (União) como presidente do Legislativo, na manhã desta sexta-feira (3). A eleição, realizada de forma antecipada, consolida o principal adversário político do prefeito Antônio Furlan (MDB) no comando da Casa até 2028.
A bancada governista boicotou a votação e tenta na Justiça anular o pleito. A única exceção foi a vereadora Luana Serrão, também do União Brasil, que votou pela reeleição em obediência à determinação do partido.
Na semana passada, Luana e Dalua protagonizaram um episódio de tensão após a divulgação de uma gravação feita por ela durante conversa reservada com o presidente. No áudio, Dalua aparece oferecendo espaços políticos em troca de sua volta ao grupo de oposição. A vereadora tratou o episódio como tentativa de cooptação, mas a repercussão acabou esvaziada.

Bancada de apoio ao prefeito se ausentou da sessão

Ao fundo, nova vice Luanny Favacho e Luana Serrão, que votou a favor da chapa. Fotos: Seles Nafes
Durante a sessão desta sexta, Luana anunciou seu voto da tribuna e registrou que cumpria apenas a orientação partidária. Nos bastidores, ela enfrenta um processo interno de cassação por infidelidade.
Salvo decisão contrária da Justiça, Pedro Dalua permanece à frente do Legislativo até o fim da atual legislatura. A reeleição, que deveria ocorrer apenas no fim de 2026, foi antecipada em mais de um ano.
Veja como ficou a nova mesa:
Presidente – Pedro Dalua (União) reeleito
1ª vice – Luany Favacho (MDB)
2ª vice – Pastora Leia Pelaes (PDT)
1º secretário – Japão Baía (PDT) reeleito
2ª secretária Maraína Martins (Rede)