Por SELES NAFES
A Transpetro, a Petrobras e o Governo do Amapá anunciaram nesta terça-feira (29) um acordo para a construção de um complexo industrial voltado à exploração de petróleo e gás no estado. O projeto foi confirmado pelo governador Clécio Luís (SD) durante a conferência OTC Brasil 2025, realizada no Rio de Janeiro, que reuniu por dois dias as maiores empresas do setor energético mundial.
A Transpetro, subsidiária da Petrobras, será responsável pela parte de transporte e logística de petróleo, derivados, gás e biocombustíveis. A proposta é erguer uma base logística estratégica entre Macapá e Santana, município a cerca de 17 km da capital, que deve servir de suporte às operações de exploração na Margem Equatorial — região onde a Petrobras realiza seu primeiro poço de sondagem. No total, serão perfurados três durante os próximos cinco meses.

Estande do governo na OTC ficou movimentado. Foto: Secom

Presidente da Petrobras, Magda Chambriard, ao lado do governador do Amapá
O governador destacou que o projeto inaugura uma nova fase econômica para o Amapá, ao combinar desenvolvimento e sustentabilidade.
“No Amapá, 100% da nossa energia é renovável. Mas o nosso povo clama por emprego, por oportunidade, e o petróleo será essa nova matriz que vai financiar o estado com royalties aplicados em infraestrutura, valorização dos servidores, novos negócios, preservação e segurança dos povos indígenas”, afirmou Clécio.
Durante a conferência, o estande do Amapá atraiu a atenção de grandes grupos internacionais interessados em conhecer as potencialidades do estado. O governo vê na iniciativa uma chance de consolidar o Amapá como novo polo logístico e energético da Amazônia, com impacto direto na geração de emprego e renda.
