Da REDAÇÃO
A Polícia Civil do Estado do Amapá deflagrou, na última sexta-feira (12), a Operação “Fake News” em Laranjal do Jari, que resultou na prisão de um casal investigado pela disseminação de informações falsas relacionadas à chamada “chacina dos garimpeiros”, além de outros conteúdos ofensivos e caluniosos divulgados nas redes sociais.
A ação foi conduzida pela 1ª Delegacia de Polícia de Laranjal do Jari (1ª DPLJ), após denúncias apontarem que o perfil “@babados.jari”, no Instagram, vinha atribuindo de forma falsa a uma figura pública a condição de mandante de homicídios, bem como suposta ligação com facções criminosas. Segundo o delegado Romie Bradley, titular da unidade, as publicações provocaram pânico social e ampliaram a desinformação no município.

Operação “Fake News”, da Polícia Civil do Amapá, identificou e prendeu casal após investigação com quebra de sigilo telemático. Foto: arquivo/SN
No curso das investigações, com autorização judicial para a quebra de sigilo telemático e uso de técnicas de inteligência, a Polícia Civil conseguiu rastrear os vestígios digitais das postagens, identificando que o perfil era administrado por um casal. O mandado de busca e apreensão foi cumprido na residência e no estabelecimento comercial dos investigados, onde foram apreendidos aparelhos celulares e outros dispositivos eletrônicos utilizados na divulgação das fake news.
Os envolvidos respondem pelos crimes de calúnia e difamação, com aumento de pena por terem sido praticados por meio de redes sociais.
