CÁSSIA LIMA
O Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap) divulgou nesta segunda-feira (29), o calendário de ações do programa Justiça Itinerante 2018. A agenda de trabalhos tem como novidades regiões nunca antes alcançadas pelo programa. A proposta é levar Justiça e cidadania às áreas mais distantes do estado.
Entre as novidades, estão comunidades rurais como a de São Tomé do Pacuí e Garimpo de São Tomé. Além disso, o cronograma de visitas inclui duas jornadas fluviais no primeiro semestre, nos meses de fevereiro e maio, e três no segundo semestre deste ano.
“Este programa é uma atividade jurisdicional constante, estável, e que vai continuar atuante como está desde 1996, quando foi iniciado. Portanto, que a população aproveite, utilize estes serviços e nos ajude a lhe proporcionar mais Justiça e cidadania”, ressaltou o presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, desembargador Carlos Tork.
O programa Justiça Itinerante completa 22 anos em 2018. O projeto tem como objetivo diminuir a burocracia e aproximar o cidadão da Justiça. Além de reduzir prazos e levar serviços básicos para comunidades distantes da capital.
“Ainda não podemos atender a todos, mas, conforme a demanda crescente é sinalizada em uma região, procuramos inseri-la na programação, disse o atual coordenador do projeto, juiz Luciano Assis.
A Jornada Itinerante vai acontecer entre 31 de janeiro e 2 de fevereiro. Ao todo, serão 22 jornadas em 2018, divididas em jornadas urbanas nos bairros mais distantes de unidades jurisdicionais da capital, e nos pontos rurais e fluviais.