DA REDAÇÃO
Agentes penitenciários encontraram dinheiro, drogas e celulares dentro de três celas do regime semi aberto do Iapen, na noite desta segunda-feira (2). O material foi descoberto por volta das 22h, durante procedimento de contagem e vistoria da Ala B do anexo.
Um grupo de interno se recusou a sair, o que chamou a atenção dos guardas. Os detentos foram retirados das celas 4, 5 e 8 e foram encontrados nos locais 188 papelotes de substâncias supostamente entorpecentes, quatro celulares e a quantia de R$ 335.
Os objetos foram encaminhados para a direção do regime semi-aberto e, posteriormente para o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) do Pacoval.
Em menos de quatro dias, essa é a segunda apreensão de materiais proibidos dentro do instituto. No sábado (31), os agentes encontraram nas proximidades do muro do pavilhão do regime fechado, cerca de 3kg de substância supostamente entorpecente, 9 pacotes de fermento e 10 celulares, incluindo carregadores e diversos chips.
De acordo com os agentes penitenciários, o fermento é utilizado para misturar com farinha e produzir uma bebida artesanal chamada “biricutico”.
Os celulares e as drogas estavam já dentro da cadeia, enquanto que o fermento estava do lado de fora. Acredita-se que durante o banho de sol os presos puxariam o restante pelo esgoto e levariam para o interior do pavilhão.
Nos dois casos, nenhum preso assumiu a posse dos objetos.