JÚLIO MIRAGAIA
O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) confirmou o presidente do Sindicato dos Rodoviários, Genival Cruz, como pré-candidato a deputado estadual pela legenda nas eleições de outubro.
Tendo alcançado 5,25% do eleitorado da capital (11.242 votos) na última eleição municipal, a votação de Genival surpreendeu por ter canalizado o voto de protesto. O resultado final do pleito de 2016 colocou o PSTU em quinto lugar e pela primeira vez na frente de partidos tradicionais e que chegaram a governar o Estado, como PSB e PT.
O PSTU parece agora querer aproveitar esse lastro eleitoral para tentar obter pela primeira vez uma vaga na Assembleia Legislativa do Amapá (Alap).
“Sou pré-candidato a deputado estadual. Sobre a possibilidade de eleger, isso é possível mesmo com as dificuldades que enfrentaremos, sem coligação e sem apoio de patrões e de governos (…) Nossas candidaturas estarão a serviço da luta do povo pobre do nosso estado”, destacou Cruz.
Foram lançados também no sábado (5), no Largo dos inocentes, os nomes que concorrerão no pleito pelo partido ao governo do Estado e ao senado.
Para a disputa do executivo, o professor de geografia Gianfranco Gusmão foi indicado pela militância. Já ao senado, quem concorrerá é o advogado trabalhista Davi Silva. Ambos lançam seus nomes pela primeira vez em uma eleição.