DA REDAÇÃO
O Amapá saltou de cerca de 30 para 75% na taxa de cobertura vacinal contra o sarampo e a poliomielite após o Dia D de vacinação contra as doenças.
O resultado coloca o Estado como o segundo no país com o melhor desempenho na imunização do público-alvo da campanha: crianças entre um ano até menores de cinco anos de idade.
De acordo com Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), até o sábado (18), foram vacinadas 44.659 (76,07%) crianças com a vacina Tríplice Viral contra o sarampo; e 44.265 (75,4%) com a vacina oral contra a poliomielite.
Os municípios com os melhores percentuais contra o sarampo até o momento, são Calçoene (119%) e Amapá (103%). Contra a poliomielite os dois municípios obtiveram praticamente o mesmo resultado.
Campanha continua
Quem não levou os filhos para vacinar nos postos e unidades de saúde dos municípios tem até o o dia 31 de agosto. No último sábado, uma ação da SVS reforçou a imunização com a disponibilização de um posto de vacinação em uma escola do Conjunto Macapaba, na zona norte da capital.
Além da imunização, os agentes de endemias da SVS mobilizaram moradores do conjunto para um trabalho de educação em saúde.
Em 2018, o Estado do Amapá disponibilizou mais de 14 mil doses de vacinas para os 16 municípios. A meta de cobertura vacinal recomendada pelo Ministério da Saúde é de 95% do público-alvo. Cerca de 58 mil crianças devem ser vacinadas no Amapá.