SELES NAFES
A forte chuva que caiu em Macapá, durante a madrugada desta segunda-feira (10), causou transtornos. Segundo o Instituto de Hidrometeorologia do Iepa, a precipitação foi mais intensa em algumas regiões da capital como na zona oeste, onde choveu mais de 160 milímetros, o equivalente a 160 litros por metros quadrado.
A zona oeste compreende bairros como Marabaixo, Goiabal, e Cabralzinho, além de vários condomínios. Foram mais de 3 horas de chuva muito intensa, bem mais do que em outros pontos da capital.
“Nos bairros mais próximos da orla, por exemplo, choveu apenas 17 milímetros e durou cerca de 4 minutos”, compara o meteorologista Jeferson Vilhena.
“Foram pontos isolados muito intensos de chuva. Em outros locais variou entre 40 e 100 milímetros”, acrescentou. Bairros como Pacoval e Jesus de Nazaré também foram bastante atingidos.
Segundo ele, a estiagem deste ano está modificada por causa do inverno amazônico mais prolongado. Vilhena lembrou que as chuvas continuaram em agosto e início de setembro, como o Iepa já tinha previsto.
“A nossa previsão era que ocorressem chuvas com até 50 milímetros, e ocorreram três vezes maior do que o esperado”.
Nas próximas horas, o Iepa deverá emitir um novo boletim com a previsão para hoje.