Em pleno “verão”, chuva forte surpreende o macapaense

Iepa espera chuva três vezes menor. Na zona oeste choveu mais de 160 milímetros
Compartilhamentos

SELES NAFES

A forte chuva que caiu em Macapá, durante a madrugada desta segunda-feira (10), causou transtornos. Segundo o Instituto de Hidrometeorologia do Iepa, a precipitação foi mais intensa em algumas regiões da capital como na zona oeste, onde choveu mais de 160 milímetros, o equivalente a 160 litros por metros quadrado.

A zona oeste compreende bairros como Marabaixo, Goiabal, e Cabralzinho, além de vários condomínios. Foram mais de 3 horas de chuva muito intensa, bem mais do que em outros pontos da capital.

“Nos bairros mais próximos da orla, por exemplo, choveu apenas 17 milímetros e durou cerca de 4 minutos”, compara o meteorologista Jeferson Vilhena.

Avenida Ceará, no Bairro do Pacoval. Fotos: Olho de Boto

“Foram pontos isolados muito intensos de chuva. Em outros locais variou entre 40 e 100 milímetros”, acrescentou. Bairros como Pacoval e Jesus de Nazaré também foram bastante atingidos.

Segundo ele, a estiagem deste ano está modificada por causa do inverno amazônico mais prolongado. Vilhena lembrou que as chuvas continuaram em agosto e início de setembro, como o Iepa já tinha previsto.

“A nossa previsão era que ocorressem chuvas com até 50 milímetros, e ocorreram três vezes maior do que o esperado”.

Nas próximas horas, o Iepa deverá emitir um novo boletim com a previsão para hoje.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!