OLHO DE BOTO
As constantes colisões de aviões com urubus no espaço aéreo, próximo ao Aeroporto Internacional de Macapá, acenderam o sinal de alerta e fizeram a Delegacia do Meio Ambiente do Amapá (Dema) entrar em ação.
Na manhã desta quarta-feira (5), três funcionários de uma empresa de construção civil foram presos quando despejavam lixo em uma área da Infraero, que fica próxima da Rodovia Norte Sul.
A prisão foi feita pelos agentes da Dema, que ficaram de campana e flagraram o momento que os três funcionários chegavam, no caminhão da própria empresa, e efetuavam o despejo do lixo. Nesse momento, eles receberam voz de prisão. Após o despejo irregular, eles foram obrigados a retirar o lixo do local. Assista:
Para evitar uma possível tragédia, o Ministério Público Federal já havia entrado com uma ação civil pública determinando que os órgãos do Estado e Município providenciem a limpeza e fiscalização do local.
Porém, os responsáveis pelas lixeiras viciadas, de Macapá e Santana, continuam a se livrar do lixo em lugares inadequados e que ficam na rota de aeronaves, atraindo urubus.
Colisões
De acordo com o delegado Leonardo Brito, da Dema, entre 2011 e 2014, cerca de 58 acidentes entre aeronaves e aves foram registrados. A maioria dos animais era urubus. A estimativa é que o quantitativo nos últimos quatro anos seja maior.
“As colisões ocorrem devido as lixeiras viciadas que se encontram em Macapá e Santana na rota dos aviões, principalmente na região Norte Sul”, explicou Brito.
O delegado disse também que a Dema instaurou 5 inquéritos e que há pessoas indiciadas, como os envolvidos no despejo da empresa de engenharia de grande porte que fazia o despejo irregular nesta quarta-feira.
“Essas lixeiras afetam a vida da comunidade. Se houver uma colisão e um problema com a turbina do avião esse avião vai cair próximo ao aeroporto e pode cair em cima de uma comunidade”, alertou o delegado.
Leonardo Brito disse ainda que os indivíduos identificados realizando a ação irregular serão presos.
“Eles não sabem o perigo que estão causando”, finalizou.