Por RODRIGO INDINHO
Duas estudantes da Escola Estadual Dr. Alexandre Vaz Tavares, em Macapá, foram premiadas, nesta quinta-feira (14), no 2º Concurso Literário do Exército Brasileiro. O concurso aconteceu em alusão ao 51º aniversário do Comando de Fronteira do Amapá e 34º Batalhão de Infantaria de Selva.
Com o tema “A importância do general Veiga Cabral e dos heróis do Amapá para a formação do Estado do Amapá”, a fase final do concurso, realizado na terça-feira (12), teve um total de 19 estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas.
A primeira colocada foi o aluna Amália Liane de Oliveira Conceição, de 16 anos, que cursa o 3° ano na Escola Estadual A.V.T.
Para a estudante, a oportunidade serviu como um incentivo a muitos jovens e um estímulo na busca por mais conhecimento. Ela disse que faz parte de uma categoria de alunos que é vista como desacreditada: os de escolas públicas.
“Estou aqui representando a diferença. Vejo que todo aluno pode ter um feito desse, porque têm professores que mesmo sem os recursos de uma escola particular estão nos apoiando. Basta a pessoa querer. Estou muito feliz e mais determinada”, disse.
A 2° colocada do concurso, Clara do Espírito Santo Azevedo de Oliveira, de 17 anos, também é aluna do 3° ano da escola A.V.T e quer ser juíza. Ela sugere que a história do Amapá deve ser ainda mais aplicada dentro da sala de aula.
“Seria importante a gente trabalhar esses assuntos que de fato são cobrados em concursos públicos e são fundamentais em nossa vida. Sobre sermos de escola pública, deixo um recado aos jovens. Que tudo que é feito com excelência, não importa o lugar onde você está, terá sucesso, confie em você”, enfatizou.
Orgulhoso das meninas, o diretor da escola Alexandre Vaz Tavares, Ivan Serrão, destacou o trabalho em equipe da instituição e a valorização do protagonismo estudantil.
“Essa é a prova de que quando a gente acredita no estudante o resultado é o melhor possível. É um verdadeiro trabalho em equipe e eu aposto muito no protagonismo estudantil. Além dos alunos, parabenizo os professores que são incansáveis”, destacou o gestor.
Quem ficou com o 3° lugar foi Hanna Moraes dos Santos, do Colégio Conexão Aquarela. As três meninas foram premiadas com livros, celulares, certificados e outros prêmios.
Na ocasião, o Exército Brasileiro também prestou homenagem aos soldados que estiveram nas buscas do naufrágio do barco Novo Amapá, tragédia que aconteceu há 38 anos, no Rio Cajari.