Por OLHO DE BOTO
Mais uma vez, as forças de segurança se reuniram no fim de semana para combater a violência em uma megaoperação que foi desencadeada em Macapá pela segunda vez. De novo, vários batalhões da Polícia Militar, sob o comando do Batalhão de Operações Especiais (Bope). A ação iniciou na tarde desta sexta-feira (29) e prosseguiu até o fim da madrugada deste sábado (30).
Dessa vez, a estratégia foi cercar duas vias de grande fluxo de veículos na zona sul da capital amapaense: a avenida Ivaldo Alves Veras e a rua Claudomiro de Moraes. Simultaneamente, a megaoperação recebeu o apoio da Operação Lei Seca.
Durante a ação, os veículos suspeitos foram submetidos a uma minuciosa vistoria, com o auxílio de um cão farejador, treinado para detectar substâncias entorpecentes.
Em um dos carros abordados foi encontrado uma arma de pressão, semelhante a uma pistola, mas o dono apresentou a documentação e foi liberado. Uma motocicleta com suspeita de ser roubada foi apreendida. Horas depois, o Batalhão de Força Tática da PM saturou outras regiões da cidade.
O resultado foi considerado positivo, pois nenhum homicídio foi registrado na capital até o início da manhã deste sábado.
“Com essas operações, temos conseguido reduzir drasticamente os índices de criminalidade dentro do município de Macapá e Santana”, considerou o coronel Paulo Matias, comandante do Bope e da megaoperação.
Lei Seca
A megaoperação também foi integrada pela Operação Lei Seca, que fiscaliza se motoristas ingeriram bebidas alcoólicas. Segundo o Marques, estatísticas mostram que a Operação Lei Seca têm mudado o comportamento dos motoristas. Cada vez mais está diminuindo o número de motoristas que dirigem depois de beber.
“As pessoas têm que saber que estaremos nas ruas quase que diariamente e isso tem surtido efeito. Hoje, 8% das pessoas que são abordadas são flagradas dirigindo após terem feito o uso de bebida alcoólica, mas esse percentual já chegou a 25%”, informou Marques.
Resultados
Às 9h, o comando da megaoperação divulgou os números da ação. Foram 495 abordagens, 320 pessoas, 122 motos e 53 carros. Duas pessoas foram presas e uma réplica de arma de fogo e uma moto roubada apreendidas. Oito motos, 5 carros e 5 CNH’s recolhidas. Na Operação Lei Seca, 169 condutores foram submetidos ao teste do etilômetro, dois foram flagrados em embriaguez ao volante.
Fotos: Olho de Boto/SN