Por RODRIGO INDINHO
Buracos por toda a parte e um trecho praticamente intransitável. Esse é o cenário de algumas ruas e avenidas do município de Santana, a 17 quilômetros de Macapá. O motorista faz malabarismo, vai para cima da calçada, trafega em baixa velocidade, mas é quase impossível se livrar das crateras espalhadas pelas vias.
Na Rua Cláudio Lúcio Monteiro, uma das principais da cidade, o descaso incomoda quem trafega pela região. A falta de infraestrutura pode provocar acidentes e aumenta o tempo que os condutores levam para chegar ao destino.
Manoel Madureira, de 53 anos, diz que seu carro está com a suspensão toda estourada e que não adianta trocar. Ele afirma que basta uma volta pela cidade para que novos reparos no veículo sejam necessários.
“Isso aqui para nós é uma vergonha. Uma cidade tão pequena que arrecada tanto com impostos está assim, abandonada. Tenho constantes prejuízos pela incompetência desses gestores. Queremos uma solução, Santana clama”, desabafou.
Não distante dali, na Travessa 22, no Bairro Provedor 2, um trecho já foi fechado com madeiras e televisores devido a falta de manutenção da via que está tomada por crateras com mato e água. Essa rua fica na entrada da cidade.
Morando em Santana há quatro décadas, Sérgio Augusto, de 54 anos, relata que a cidade vive uma calamidade e que a população precisa se mobilizar urgentemente para cobrar medidas para o município.
“Nós temos culpa também com isso que está acontecendo em Santana, a população colocou essa má administração e aceita esse descaso, não pode continuar assim de jeito nenhum. Precisamos nos unir para mudar isso e vivermos dignamente”, disse.
A reportagem identificou que outras diversas vias do município estão em situação igual ou pior das que foram citadas na matéria.
O que diz a prefeitura de Santana
O secretário Municipal de Obras de Santana, Juscelino Alves, informou que junto com a Secretaria de Estado de Transportes (Setrap), a prefeitura iniciou o serviço de tapa-buraco na Rua Cláudio Lúcio Monteiro, no sentido Igarapé da Fortaleza, nesta quinta-feira (16).
Sobre a situação da Travessa 22, o secretário assegurou que os reparos na via estão no cronograma do município e que o trabalho será executado assim que as chuvas cessarem, também em parceria com o governo do Estado.