Por OLHO DE BOTO
A Polícia Militar do Amapá confirmou, nesta manhã de sexta-feira (17), a identidade do jovem que resistiu à prisão e morreu ao enfrentar policiais do Batalhão de Força Tática, noite desta quinta-feira (16).
Ele se chamava Aleson Vítor Corrêa Rabelo, de 18 anos, conhecido como “Vitinho”. De acordo com a PM, ele seria membro de uma facção criminosa que atua dentro e fora do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen).
O confronto ocorreu em uma área de pontes da Rua Raimundo Antônio Machado, no bairro Congós, na zona sul de Macapá.
O Batalhão informou que patrulhava a região quando recebeu uma denúncia anônima, apontando que um indivíduo estava ameaçando moradores, comercializando drogas e exibindo arma de fogo.
Quando os policiais se aproximaram do endereço indicado, o suspeito avistou a guarnição se aproximando e logo abriu fogo. Os militares responderam e o criminoso correu em direção a uma área de mata, atrás da ressaca, de onde continuou a atirar.
Segundo o Boletim de Ocorrência sobre o caso, Aleson parou de atirar e os policiais se aproximaram e entraram na área de mata. Lá, encontraram o suspeito caído e baleado. Os militares acionaram o socorro médico. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi ao local e confirmou o óbito.
Nos bolsos de Vitinho foram encontradas porções de crack e um revólver, de calibre 38, com 5 munições deflagradas e uma intacta.
De acordo com a PM, Vitinho aparece em um vídeo, na companhia de outros dois comparsas, assaltando um mini box. O crime ocorreu em fevereiro deste ano, na zona sul de Macapá. VÍDEO:
Mais tarde, no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) do bairro Pacoval, os policiais descobriram que a arma usada pelo criminoso no confronto era roubada de uma empresa de vigilância.