Por RODRIGO INDINHO
“Tenho medo de ser abordada por algum estranho de um jeito mais violento e não saber o que fazer na hora. É comum mulheres serem assediadas pelas ruas, então busquei conhecimento de defesa. Nunca se sabe quando precisaremos”, diz a estudante Laura Maria, de 20 anos.
Ela participou da atividade de defesa pessoal ministrada pela Divisão de Capacitação Funcional da Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM). O curso foi ofertado nesta sexta-feira (17), na Escola Estadual Coelho Neto, na zona sul da capital. O serviço fez parte da programação de aniversário de 40 anos da instituição de ensino.
A ideia da capacitação é combater a violência e possibilitar que as mulheres tenham alternativas para se defender, estimulando a autoconfiança e ainda a coragem para denunciar o agressor.
Programação
Segundo o diretor da escola, Jozimar Pinheiro, além desse, outros serviços foram ofertados à comunidade escolar para celebrar as 4 décadas da instituição de ensino.
“Hoje é a culminância de um projeto que durou duas semanas. Contamos com o apoio do nosso corpo escolar e de parceiros. Às vezes nossa comunidade não tem essa oportunidade de serviços, então estamos trazendo até ela”, disse.
E foi pensando na variedade de serviço que a dona de casa Gisele Pires, de 36 anos, levou a família para a ação.
“Facilita muita coisa, como tomar vacina para gripe, tirar documentos, cursos e várias outras questões. Graças a Deus, todos foram bem atendidos”, assegurou.
A criançada também aproveitou o evento. Francileia Tenório, de 11 anos, desfrutou das oficinas de artes.
“Acho lindo e maravilhoso pintar e procurei logo essa sala. Estou gostando bastante da programação”, empolgou-se.
Já Jarbas Neto, de 10 anos, depois de brincar bastante foi saborear o bolo comemorativo.
“Eu vim me divertir e comer bolo. Aprendi muita coisa aqui. Que nossa escola continue tratando a gente assim, super bem”, comentou.