Da REDAÇÃO
A Delegacia Geral de Polícia Civil do Amapá elaborou uma cartilha didática para ajudar internautas a reconhecerem e se livrarem de golpes e outros crimes na web. As dicas e orientações começarão a ser publicadas nos próximos dias, nas redes sociais da instituição.
Segundo a Delegacia Geral, o objetivo é conscientizar os cidadãos amapaenses sobre os mecanismos utilizados por criminosos nas fraudes praticadas pela internet, aplicando os conceitos da denominada “engenharia reversa”.
Conforme o Delegado Geral de Polícia Civil, Antônio Uberlândio Gomes, a ideia é conscientizar as pessoas sobre os mecanismos de construção de uma fraude, como ela se desenvolve até atingir o cidadão.
“A engenharia reversa consiste, em um conceito simples, em desmontar a máquina para saber como ela funciona, e nós temos feito isso nas investigações”, revelou Uberlândio.
Além de fraudes praticadas por meio da internet, serão publicadas outras orientações aos cidadãos relacionadas a crimes recorrentes, como o golpe do envelope vazio praticado em agências bancárias, fraudes envolvendo cartões de crédito, dentre outras modalidades de crimes eletrônicos.