Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA
Enquanto a oferta de vôos não aumenta e as passagens aéreas não reduzem, o amapaense terá uma nova opção para se deslocar para Belém do Pará. Uma nova embarcação catamarã fará sua viagem inaugural nesta sexta-feira (05).
A partida será às 6h e a viagem tem duração prevista de 12 a 14 horas, a depender das condições das marés. O empreendimento é fruto de um financiamento do Banco da Amazônia (Basa), na linha de crédito do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO).
A embarcação se difere pelo design que permite uma navegabilidade segura com o mínimo de atrito possível com a água. Outro diferencial é o material que, ao invés de madeira ou ferro, é feito de fibras especiais, o que lhe garante um peso bem menor e acaba refletindo tanto na velocidade quanto na economia do consumo de combustível.
“Os empreendimentos anteriores que eram similares ao nosso devem ter tido seus motivos para não irem para a frente, mas eu posso garantir que viemos para ficar. Sairemos daqui às segundas, quartas e sextas e retornaremos de Belém às terças, quintas e sábados”, declarou um dos proprietários da empresa, Moisés Saldanha.
Rumores de que os antigos empreendimentos com embarcações do tipo catamarã não deram certo, pois derrubariam barrancos na beira do rio e afundavam embarcações menores de ribeirinhos, são descartados pelo empresário, que afirma que se trata de uma questão de administração.
O preço da passagem é de R$ 220 e o passageiro irá em uma poltrona de um total de 265 assentos em um convés climatizado e com serviços, como lanchonete.
Empresas estão vendendo as passagens no Porto do Grego e em outros pontos.