Por SELES NAFES
Um belo imóvel, num dos endereços mais caros do Amapá, vai sucumbindo ao tempo e pelas mãos de usuários de drogas e moradores de rua que transformaram o lugar numa cracolândia. Apenas o telhado e as paredes ainda estão no lugar.
O imóvel fica na rua Cândido Mendes, esquina com a avenida Raimundo Alvares da Costa, no início do tradicional Centro Comercial de Macapá.
Durante mais de duas décadas, o lugar hospedou o Tribunal de Contas da União (TCU) e depois a Auditoria Geral do Estado.
Hoje, tanto de dia, como de noite, as pessoas evitam caminhar pela calçada que passa em frente.
“De dia o calor faz ficar muito forte o fedor de urina dentro de dentro do prédio. Dá para sentir aqui. À noite tem muito morador de rua e usuário na calçada. Fico imaginando como fica de madrugada dentro do prédio”, diz um comerciante.
O resultado é possível ver durante o dia, isso porque as janelas e portas já foram levadas há bastante tempo, junto com a fiação elétrica e material hidráulico.
Muitos restos de alimentos, cigarros, papel de embalagem de drogas e dejetos estão espalhados por toda a parte. O cheiro é insuportável.
Sinais de destruição, numa das paredes, mostram que os frequentadores estão se preparando para levar as grades. Os vândalos entram no imóvel pulando o muro para acessar a porta dos fundos.
O prédio pertence ao governo do Estado, que tem altas despesas, todos os meses, com aluguel de imóveis.