Por SELES NAFES
O secretário nacional de Aquicultura e Pesca, Jorge Seifi Júnior, garantiu nesta quarta-feira (2) que todas as licenças de pescadores de Oiapoque serão renovadas, e novas serão concedidas. Foi durante encontro com o senador Lucas Barreto (PSD) e representantes da prefeitura de Oiapoque, que também discutiu a liberação de cotas de pesca oceânica.
No total, o município que fica na fronteira com a Guiana Francesa possui 250 barcos de pesca artesanal, e 150 deles precisam ter a licença renovada.
Num trecho que vai do Bailique (Macapá) ao Cabo Orange (Oiapoque), o Amapá possui o maior estuário de pesca do país.
“É uma potencialidade do Amapá e a gente precisa construir para esse setor produtivo uma política pública. (…) O secretário nos garantiu que em breve, provavelmente ainda este mês, ele renovará a licença dos barcos das colônias”, explicou o senador. Na reunião, Lucas pediu que o mesmo benefício seja estendido aos pescadores de Calçoene.
Cota oceânica
Outro assunto discutido foi a liberação de cotas de pesca em alto mar para barcos amapaenses.
“Atualmente, apenas barcos de outros estados têm essas cotas, mas temos colônias em Macapá, Amapá, Santana, Laranjal do Jari e outros municípios”, comentou o senador.
Só em Oiapoque, pelo menos 26 barcos aguardam essa licença.
“Nós faremos uma força-tarefa para entregar essas licenças, é a dignidade do pescador, é a segurança jurídica”, assegurou o secretário.