Secretário garante a Lucas força-tarefa para renovar licenças de barcos de pesca

Só em Oiapoque, 150 barcos aguardam licença e 26 deles esperam autorização para pescar em alto mar
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

O secretário nacional de Aquicultura e Pesca, Jorge Seifi Júnior, garantiu nesta quarta-feira (2) que todas as licenças de pescadores de Oiapoque serão renovadas, e novas serão concedidas. Foi durante encontro com o senador Lucas Barreto (PSD) e representantes da prefeitura de Oiapoque, que também discutiu a liberação de cotas de pesca oceânica.

No total, o município que fica na fronteira com a Guiana Francesa possui 250 barcos de pesca artesanal, e 150 deles precisam ter a licença renovada.  

Num trecho que vai do Bailique (Macapá) ao Cabo Orange (Oiapoque), o Amapá possui o maior estuário de pesca do país.

“É uma potencialidade do Amapá e a gente precisa construir para esse setor produtivo uma política pública. (…) O secretário nos garantiu que em breve, provavelmente ainda este mês, ele renovará a licença dos barcos das colônias”, explicou o senador. Na reunião, Lucas pediu que o mesmo benefício seja estendido aos pescadores de Calçoene.

Senador pediu que Calçoene seja incluído na força-tarefa. Foto: Seles Nafes/Arquivo SN

Cota oceânica

Outro assunto discutido foi a liberação de cotas de pesca em alto mar para barcos amapaenses.

“Atualmente, apenas barcos de outros estados têm essas cotas, mas temos colônias em Macapá, Amapá, Santana, Laranjal do Jari e outros municípios”, comentou o senador.

Só em Oiapoque, pelo menos 26 barcos aguardam essa licença.

“Nós faremos uma força-tarefa para entregar essas licenças, é a dignidade do pescador, é a segurança jurídica”, assegurou o secretário.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!