Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA
Moradores de uma área de pontes da Rua Samuel Trajano de Souza, no bairro Jardim Marco Zero, zona sul de Macapá, estão mobilizados para ajudar e procurar os parentes de um homem deficiente que está em péssimo estado de saúde.
O homem se chama José Nascimento da Silva, tem 62 anos de idade e nasceu no município de Portel (PA). Quando a reportagem do Portal SelesNafes.Com chegou em à quitinete, ele estava desacordado, no chão do quarto.
As vizinhas contam que a sua saúde se debilitou nos últimos três dias, e que na quinta-feira (22) o levaram ao Hospital de Emergências de Macapá (HE), onde o mesmo foi atendido, recebeu medicação e foi liberado para casa.
Foi atestado que o mesmo é diabético e sua taxa de glicemia estava passando da faixa dos 400 mg/dL (a taxa ideal fica entre 65 e 99 miligramas) e essa é a provável causa de José ter uma das pernas amputadas. Outro diagnóstico médico foi de que José está com pneumonia.
Ele é cadeirante, e há duas semanas atrás chegou com a dona das quitinetes chorando, pedindo que a mesma lhe alugasse um quarto.
“Ele chegou chorando e me pediu um quarto, que ele poderia pagar com um benefício que recebe. Ele falava normal, mas a saúde piorou. Aqui somos nós que damos comida para ele”, explicou Sandra Barbosa, a proprietária da casa.
Nas últimas horas José piorou. Perde a consciência e a fala equilibrada.
A proprietária da casa, que comprou os medicamentos receitados com o próprio dinheiro, faz um apelo.
“Estamos ajudando como podemos, mas ele está piorando e tememos que ele possa morrer. Por isso fazemos o apelo para que a família entre contato conosco ara ajuda-lo. Ele é boa pessoa, chegou bem aqui, falava e se comunicava normalmente e andava no “carrinho” [cadeira de rodas] dele normal. Por favor, alguém da família apareça”, pediu Sandra Barbosa.
O contato pode ser feito pelo telefone de outra vizinha Francy de Souza, através do telefone (96) 99128-6291.