Por SELES NAFES
Uma fazenda com mais de 2,8 mil hectares foi invadida por cerca de 50 pessoas na Rodovia AP-70, próximo ao Distrito do Abacate da Pedreira, na zona rural de Macapá. A propriedade pertence a um empresário que ingressou na justiça com uma ação de reintegração de posse.
Rone Tadeu de Almeida e Silva se identifica na ação como agricultor, apesar de morar na cidade de São Paulo.
A Fazenda Santa Izabel fica no KM-30 da Rodovia AP-70, e possui registro em cartório de imóveis de Macapá. Quando os supostos sem-terra acamparam pela primeira vez em frente ao local, o empresário chegou a ingressar com uma ação judicial para resguardar a propriedade, mas o processo foi arquivado, a pedido dele, depois que os invasores desarmaram o acampamento e foram embora.
No último dia 18, no entanto, eles voltaram com motos, carros e ônibus, segundo consta na ação de reintegração de posse assinada pelo advogado Maurício Pereira.
“Não se parecem sem terras, vez que se utilizam de automóveis e motocicletas, alguns novos e caros”, diz o advogado na petição.
Líder
Os posseiros são liderados por Jairo Palheta da Silva, que se identifica como representante da Força Nacional de Luta (FNL). A ação afirma que ele não é agricultor, possui nível superior e uma empresa que comercializa madeira no Canal das Pedrinhas, na zona sul de Macapá. O Portal SN tenta localizar Palheta.
A ação acusa os invasores de retirar madeira da fazenda, e de promover a destruição de cercas e outros danos à propriedade.
O pedido de reintegração de posse deverá ser julgado pela 3ª Vara Cível e Fazenda Pública de Macapá.