Tensão: Fazenda de quase 3 mil hectares é invadida no Amapá

Proprietário das terras ingressou com ação de reintegração de posse
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

Uma fazenda com mais de 2,8 mil hectares foi invadida por cerca de 50 pessoas na Rodovia AP-70, próximo ao Distrito do Abacate da Pedreira, na zona rural de Macapá. A propriedade pertence a um empresário que ingressou na justiça com uma ação de reintegração de posse.

Rone Tadeu de Almeida e Silva se identifica na ação como agricultor, apesar de morar na cidade de São Paulo. 

A Fazenda Santa Izabel fica no KM-30 da Rodovia AP-70, e possui registro em cartório de imóveis de Macapá. Quando os supostos sem-terra acamparam pela primeira vez em frente ao local, o empresário chegou a ingressar com uma ação judicial para resguardar a propriedade, mas o processo foi arquivado, a pedido dele, depois que os invasores desarmaram o acampamento e foram embora.  

No último dia 18, no entanto, eles voltaram com motos, carros e ônibus, segundo consta na ação de reintegração de posse assinada pelo advogado Maurício Pereira.

“Não se parecem sem terras, vez que se utilizam de automóveis e motocicletas, alguns novos e caros”, diz o advogado na petição.

Barracos construídos pelos invasores

Cercas danificadas pelos posseiros. Fotos: Escritório Maurício Pereira

Líder

Os posseiros são liderados por Jairo Palheta da Silva, que se identifica como representante da Força Nacional de Luta (FNL). A ação afirma que ele não é agricultor, possui nível superior e uma empresa que comercializa madeira no Canal das Pedrinhas, na zona sul de Macapá. O Portal SN tenta localizar Palheta.

A ação acusa os invasores de retirar madeira da fazenda, e de promover a destruição de cercas e outros danos à propriedade.

O pedido de reintegração de posse deverá ser julgado pela 3ª Vara Cível e Fazenda Pública de Macapá.

Maurício Pereira: não se parecem com agricultores. Foto: Arquivo/SN

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!